O Plátano tem 2 ramais de água junto ao DMAE. Um que é localizado na calçada da Rua Quintino Bocaiúva (Ramal 710466) e que abastece a caixa d’água dos blocos A e B e outro ramal na calçada da Rua Dr. Timóteo (Ramal 710326) que abastece a caixa d’água dos blocos C e D e o apartamento 1 (Casa do Zelador/Administração). Portanto, todo o consumo dos blocos A e B vem do Ramal 710466 e todo o consumo dos blocos C e D vem do Ramal 710326. Atualmente a cobrança da água é feita somando o valor total das duas contas e dividindo pela fração ideal de cada unidade entre todos os blocos juntos. Atualmente, 95% do consumo de água do condomínio é individual (das unidades) e não do coletivo (condomínio).

 

Histórico de contas de água

Para consultar as contas de água, acesse o site do DMAE clicando aqui ou clique sobre a fatura abaixo:

  RAMAL 710466 (Quintino Blocos A e B)     RAMAL 710326 (Timóteo – Blocos C e D)  
Jun/2020 – R$1.626,73 – Pago Jun/2020 – R$2.882,09 – Pago
Jul/2020 – R$1.640,23 – Pago Jul/2020 – R$2.517,74 – Pago
Ago/2020 – R$1.482,77 – Pago Ago/2020 – R$2.659,49 – Pago
Set/2020 – R$1.457,98 – Pago Set/2020 – R$783,00 – Pago
Out/2020 – R$1.370,25 – Pago Out/2020 – R$7.245,89Contestada *
Nov/2020 – R$1.633,48 – Pago Nov/2020 – R$3.658,49 – Pago
Dez/2020 – R$1.869,73 – Pago Dez/2020 – R$ 2.173,49 – Pago
Jan/2021 – R$1.694,23 – Pago Jan/2021 – R$1.748,24 – Pago
Fev/2021 – R$2.065,48 – Pago Fev/2021 – R$7.526,20 – Pago *
Mar/2021 – R$2139,73 – Pago Mar/2021 – R$1849,49 – Pago
Abr/2021 – R$2132,98 – Pago Abr/2021 – R$2011,49 – Pago
Mai/2021 – R$1977,73 – Pago Mai/2021 – R$2166,74 – Pago
Jun/2021 – R$2166,73 – Pago Jun/2021 – R$1572,74 – Pago

* Conta está em revisão sob protocolo nº 373187-20-12 no DMAE. A conta está pendenciada em análise, quando o processo finalizar, a conta será cobrada junto com a próxima competência. Conta revisada pelo DMAE e valor reduzido para R$ 5.588,96. Pagamento será realizado junto com o vencimento de março/2021 e será cobrando em 2 parcelas como chamada-extra dos moradores em 10/04 e 10/05.

Atendimento DMAE

Endereço: Rua Fernando Gomes, 183 – Moinhos de Vento – Atendimento das 8h30min às 16h30min.
Telefone: 156, opção 02 – Atendimento 24 horas.
Site para 2ª via, consulta de valores e consumos: http://www.dmae.rs.gov.br
E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br

E o consumo de água do condomínio, para limpeza e lavagem do prédio, como é feito?

O condomínio tem 4 pontos de água (torneiras) que são: 2 pontos do Ramal da Quintino (710466) e 2 pontos do Ramal da Timóteo (710326). Dois ficam localizados na garagem e os outros 2 localizados no passeio lateral. O apartamento do Zelador (atual Administração) é alimentado pelo Ramal da Timóteo e o seu consumo se dá através de 2 banheiros e uma cozinha. A partir desse ano de 2021 o condomínio terá um Cronograma de Limpeza e Lavagem ao qual o objetivo é maximizar a limpeza e minimizar o uso da água.

Quando há excesso de água o que o Síndico pode fazer?

O DMAE é um fornecedor único, portanto não há barganha ou poder de negociação do Síndico junto a esse fornecedor. E como mais de 95% do consumo se deve a uso residencial, essa conta é paga e rateada por todos os moradores. Porém, acredito que caiba ao Síndico sim tomar medidas práticas para coibir abusos, descobrir problemas e prever soluções. Portanto, o Síndico pode fazer:

  1. No caso de excesso de consumo em um hidrômetro pedir a suspensão do pagamento e revisão da leitura/conta.
  2. A troca do hidrômetro por um novo e após 3 meses não havendo mais excesso contestar falha no aparelho anterior.
  3. Buscar junto aos apartamentos afetados nos blocos (conforme cada ramal) localizar vazamentos ou problemas hidráulicos.
  4. Criar um controle semanal de leitura preventiva de cada hidrômetro e constatando consumo fora do normal emitir uma circular e iniciar a busca por vazamentos bem como outras medidas preventivas.

Conforme legislação vigente no Decreto Municipal 13.475, cabe ao usuário/condomínio vistoriar as instalações hidráulicas de seu terreno ou habitação para verificar a existência de vazamentos. Se o consumo for igual ou superior a 30% em relação à média dos três últimos meses é possível contestar para análise e revisão do valor da conta.